O vazamento de água é algo que deve sempre ser solucionado de maneira rápida. Estima-se que quase 40% do consumo de água no Brasil é de desperdício em vazamentos. Como todos sabemos, a água não é recurso que pode ser jogado fora assim.
Um vazamento de água pode ser um grande problema para uma residência. Mesmo quando não percebemos, o vazamento pode desperdiçar milhares de litros de água e no final do mês este desperdício custa bem caro.
Uma torneira vazando algumas gotas por segundo é capaz de custar quase mil reais no final do mês.
Isso porque ainda estamos falando de vazamentos que são visíveis. Alguns acontecem em cantos escondidos do encanamento, prejudicando não apenas o bolso no final do mês, mas também a estrutura e a estética da residência.
O mais difícil é determinar se há um vazamento em uma residência ou não. Geralmente as pessoas só descobrem quando o valor na conta de água aumenta. Portanto, é preciso realizar alguns testes para saber se há ou não um vazamento.
Como saber se há um vazamento no encanamento
A maneira mais simples de determinar que há um vazamento no encanamento é fechando todas as torneiras e observar se o registro ainda considera algum tipo de medida. Se isso acontecer, muito provavelmente há um vazamento.
Também é possível diferenciar se o vazamento está no encanamento ligado diretamente na rua ou se está no encanamento da caixa d’água.
Para saber se o vazamento está no encanamento da rua, basta fechar o registro e colocar um copo cheio de água na torneira diretamente ligada à rua e mais afastada do registro (geralmente a da lavanderia). Se a torneira sugar a água, então há um vazamento na tubulação.
Com a caixa d’água é uma questão de observação. Basta fechar o registro, marcar o nível atual da água e esperar até 2 horas sem utilizar as torneiras ou a descarga. Depois deste tempo observe se o nível de água diminuiu. Se sim, há um vazamento.
Agora que o problema começa. Se o vazamento estiver em um cano, provavelmente ele está escondido e isso prejudica bastante na hora de determinar o local exato do vazamento.
A Esgotecnica conta com equipamentos e métodos para a localização de vazamentos no encanamento de forma prática e rápida. Porém, é possível identificar o local do vazamento observando-o alterações nas paredes e terrenos.
- Tinta descansando
- Parede com cimento úmido ou soltando facilmente
- Mofo na parede
- Piso ou soltando
Estes são alguns dos indicadores de que há um vazamento de água no encanamento. Nos vasos sanitários, a melhor solução é jogar cinzas de cigarro ou pó de café na água da bacia. Caso a cinza ou o pó não assentem no fundo, o vazamento está na privada.
Como consertar o vazamento de água
Felizmente a parte mais difícil no vazamento de água é encontrar onde ele fica. Depois disso a solução é fácil, rápida e definitiva.
Caso o vazamento esteja em uma torneira (famoso pinga-pinga) a solução está na manutenção do reparo da torneira (mecanismo responsável por vedar a passagem de água).
Para resolver este problema, desmonte a torneira e verifique as condições da borracha de vedação. Caso ele não apresente nenhum defeito, apenas uma limpeza rápida pode resolver o problema. Se ela apresentar qualquer alteração, efetue a troca e o vazamento cessará.
No caso de vasos sanitários com caixa acoplada, o simples reajuste da válvula de escape é o suficiente para acabar com o problema de vazamento. Já nas válvulas hydra, o ajuste deve ser feito por um encanador profissional e com experiência neste tipo de dispositivo.
Consertando vazamento de água em canos
Em caso de canos rachados, é possível acabar com o vazamento trocando a área com defeito ou então comprando um kit de vedar vazamento, facilmente encontrado em lojas de material de construção.
Este kit é feito com resina de vidro ou cola plástica capaz de vedar o vazamento completamente. Aplique o produto de acordo com a especificação do fabricante para consertar o vazamento.
Caso o cano esteja quebrado, a melhor opção é trocar o pedaço com defeito. Isso pode ser feito de forma simples:
- Corte o pedaço do cano que está com defeito. Tente cortar um pedaço grande, com cerca de 10 a 15 centímetros.
- Corte um pedaço de cano com o tamanho do que será distribuído. Corte-o com alguns centímetros a menos para compensar o tamanho das luvas de correr.
- Use duas luvas de correr para tubo soldável. Elas “ligaram” o pedaço novo na antiga tubulação.
- Passe coloca nos canos e nas luvas e faça o encaixe com cuidado para evitar quebra e danos.
O encanamento geralmente é sensível e precisa ser manuseado com cuidado para evitar problemas maiores.
Está com problemas com vazamento? Chame a Esgotecnica! Nós contamos com modernos métodos de identificação de vazamentos sem a necessidade do velho quebra-quebra e sem dores de cabeça.
Nossa equipe é treinada para lidar com qualquer tipo de vazamento e reparo, entregando um serviço de alta qualidade com agilidade e eficiência.
Chame a Esgotecnica!